O Problema

Embora tenha havido desenvolvimentos significativos relacionados com o aumento do uso das TIC, ainda é notório que estas tecnologias são insuficientes e ineficientes ao longo da cadeia de valor de quase todos sectores da economia nacional.

A grande variedade de padrões de negócios, de modelos de dados e de soluções TIC adotadas pelas organizações, dificultam a comunicação e respetivas transações entre os vários parceiros de negócio ao longo da cadeia de valor. Esses problemas refletem-se não só ao nível da dificuldade de comunicação como também em questões de segurança, autenticidade e integridade.

A indústria agro-alimentar

A indústria agro-alimentar é fortemente representada por PME e desempenha um papel muito relevante na economia nacional. É um elemento essencial para o bem-estar económico, social e ambiental, bem como para a saúde dos cidadãos. Por um lado contribui para o aumento da empregabilidade mas ao mesmo tempo tem consequências diretas para todos os cidadãos, uma vez que a alimentação representa uma parte significativa das despesas das famílias.

A necessidade de soluções inovadoras

A necessidade permanente de inovação é um dos desafios mais importantes enfrentados pelo setor agroalimentar. A inovação e as novas tecnologias da informação tornaram-se fatores determinantes para a competitividade deste setor e para o fortalecimento de intercâmbios com outros setores ligados a ele. A inovação exige uma melhor colaboração não apenas entre o setor público e privado, mas também entre diferentes setores de negócios, incluindo serviços de transporte, embalagem ou retalho. A este respeito, uma maior utilização das TIC e o surgimento de serviços inovadores de B2B (business-to-business) podem ajudar a atingir este objetivo. No entanto, as TIC não são totalmente exploradas, particularmente pelas PME. O desafio deste projeto é facilitar, capacitar e promover um ambiente de TIC sem descontinuidades que sustente a cadeia de valor do sector agrícola a nível nacional, desde a fase da produção até ao consumidor final.

A solução da cadeia AgroDoIt

Este projeto AgroDoIt é um passo importante para a promoção da inovação e das TIC na cadeia de valor alimentar. Espera-se com isto identificar e diminuir as barreiras técnicas e organizacionais existentes, com o objetivo de aumentar a eficiência da cadeia agroalimentar. Prevê-se que os resultados reforcem as relações comerciais entre as PME e contribuam para a implementação do de um mercado único digital.

Objetivos

A gestão da cadeia alimentar é uma das seis principais áreas de pesquisa identificadas pela European Technology Platform Food for Life. O objetivo principal do AgroDoIt é melhorar a competitividade e a eficiência da indústria alimentar a nível nacional, estimulando uma utilização inovadora e contínua das TIC ao longo da sua cadeia de valor. Mais especificamente, as PMEs do setor agroalimentar serão as mais beneficiadas deste projeto, que visa facilitar a participação destas empresas na rede de valor digital, permitindo que se tornem parceiros de negócios. O objetivo final é criar um ambiente de eBusiness inovador e sem interrupções que estimule e permita a adoção de tecnologias de TIC e de eBusiness, nomeadamente por parte das PME, neste setor tão forte em PMEs.

Os principais objetivos operacionais do projeto são:

Fornecer uma análise de mercado aprofundada

em termos do uso atual de soluções de TIC e eBusiness que sustentam a gestão da cadeia de valor agroalimentar.

Desenvolver uma estrutura digital

que irá estabelecer os princípios e regras para a interoperabilidade entre os processos de negócios e modelos de intercâmbio de dados, para a troca de informações e fluxos de dados contínuos e sem papel, sustentando as transações B2B ao longo da cadeia de valor.

Demonstrar a viabilidade e validade da plataforma 

para uma cadeia de valor no sector agroalimentar, através da criação, monitorização e avaliação de protótipos-piloto neste setor.

Estabelecer um modelo de gestão 

para a manutenção desta estrutura e respetivo acompanhamento após o término deste projeto, propondo recomendações de políticas para a adoção em massa do mercado.

Organizar uma conferência 

para apresentar e validar a plataforma e os resultados dos protótipos-piloto.

Promover a conscientização e disseminação

da plataforma e dos resultados alcançados.

Grupo alvo

O projeto AgroDoIt aplicará uma abordagem holística para enfrentar os desafios da cadeia de valor agroalimentar.

“O projeto visa uma série de atores existentes dentro da indústria agro-alimentar em particular na área das frutas e legumes frescos que é uma das atividades mais importantes do sistema agro-alimentar onde a procura por alimentos mais frescos, mais saudáveis e mais seguros estimulou as vendas de vegetais e frutas frescas, que são vendidas diretamente aos consumidores ou processadas em produtos como saladas ou refeições prontas para consumo.”

Agrodoit Grupo Alvo

Produtores

Processadores

Distribuidores

Retalhistas

Cooperativas de frutas e legumes frescos

Associações Agrícolas

Empresas de TIC relacionadas ao setor agroalimentar

Prestadores de serviços B2B ou lojas online

Parceiros comerciais

Consultores especializados em alimentos

Quer fazer parte da solução? Junte-se a nós usufrua das nossas vantagens!